Joelho hiperextendido – sintomas, tratamento e exercício –

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Todos nós ouvimos histórias de horror de lesões relacionadas ao esporte. Lesões no joelho são uma das mais difíceis de lidar; Mentalmente e fisicamente. Para um atleta, uma lesão no joelho, especialmente as que envolvem lesões no LCA, ou ligamento cruzado anterior, pode significar muito tempo à margem ou também o fim de sua carreira (em alguns casos críticos). Pergunte a qualquer atleta e eles lhe dirão o quão árduo é o processo de recuperação.

Se você sofreu uma lesão no joelho recentemente e está lendo este post para obter ajuda, gostaria de lhe dizer que você está no caminho certo. Com uma lesão no joelho, é crucial diagnosticá-la primeiro e também obter o tratamento correto o mais cedo possível. Se você machucou o joelho enquanto corria ou aterrissava de um salto em altura, considere as possibilidades de ser um joelho hiperextendido.

Neste post, vou discutir o joelho hiperextendido, sintomas, tratamento e exercícios.

Antes de avançarmos, é crucial considerar as seguintes condições que podem causar sintomas semelhantes aos do joelho hiperextendido.

1) Irritação ao dobrar ou mover a articulação do joelho. Isso pode ser resultado de uma ruptura do menisco interno ou de uma lesão na cartilagem.

2) Dor extrema e completa imobilidade. Tais sintomas geralmente ocorrem como resultado da ruptura do LCA (ligamento cruzado anterior).

3) Os músculos e vasos sanguíneos ao redor do joelho ficam doloridos como resultado de atividades como andar de bicicleta ou a pé.

4) Seu joelho pode estar doendo, inchado e rígido devido a uma condição chamada artrite do joelho. A artrite do joelho pode causar inflamação de uma ou mais articulações.

5) A dor está na parte traseira do joelho? Você pode estar sofrendo do cisto de Baker – um cisto cheio de líquido é formado atrás do joelho.

Os sintomas mais comuns do joelho hiperextendido

1) Instabilidade do joelho

Dependendo da extensão da lesão, um joelho hiperestendido pode dificultar a postura ereta ou a andar sem mancar. Instabilidade no joelho é observada mais comumente imediatamente após a lesão. Nos esportes, o atleta caminha cautelosamente após o impacto e é mais frequentemente substituído ou é forçado a desistir do jogo.

2) Dor intensa

Joelho hiperextendido

Novamente, o grau de dor depende da extensão da lesão. Se o atleta sofrer lágrimas em um ou mais ligamentos, ele sentirá intensa dor nas costas e / ou na parte frontal do joelho. Não há como prever como e em que ângulo o joelho pode ficar hiperestendido. Portanto, o grau de dor varia de pessoa para pessoa.

3) Imobilidade

Junto com a imobilidade, um joelho hiperestendido também pode dificultar a caminhada. Em alguns casos, a pessoa lesionada pode andar com muletas, enquanto em outros casos os fisioterapeutas pedem ao paciente para evitar pressionar o joelho – mais danos à articulação do joelho podem agravar a condição.

4) Contusão visível

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Em alguns casos, os vasos sanguíneos, o tecido conjuntivo e os nervos ao redor também são danificados, com a hiperextensão do joelho. Se o joelho não for tratado imediatamente (com o tratamento do RICE; discutiremos mais adiante neste post), a pele ao redor do joelho começará a escurecer. A contusão visível faz com que a lesão pareça ainda pior do que é.

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As melhores opções de tratamento para joelho hiperextendido

RICE é um acrônimo para um método de tratamento para lesões de tecidos moles desenvolvido pelo médico de medicina esportiva Gabe Mirkin, M.D. no ano de 1978. Significa Descanso, Gelo, Compressão e Elevação. Mirkin pratica medicina há mais de 50 anos.

Ele também é bastante popular entre a comunidade do maratonista por seu programa de entrevistas no rádio – The Dr. Gabe Mirkin Show. Eu estou recomendando esta técnica para quem quer alívio rápido de dores excruciantes causadas por um joelho hiperestendido.

1) R- Descanso

O descanso é um dos elementos mais importantes quando você tenta curar o joelho hiperextendido com a técnica do RICE. Após a ocorrência dessa lesão, é recomendável não voltar para casa sem o apoio de um amigo ou companheiro de equipe. Se possível, peça a alguém para levá-lo para casa. Quando chegar em casa, verifique se você está bem descansado e confortável.

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2) I- Gelo

A próxima coisa que você pode fazer para acelerar o processo de recuperação é massagear a área afetada topicamente com alguns cubos de gelo. Existem várias maneiras eficazes de massagear, mas o Dr. Mirkin recomenda um método que envolva “alternância de gelo e sem gelo por 15 a 20 minutos cada, por 48 horas. ” Isso reduzirá a inflamação e a dor na área afetada.

3) Compressão C

A compressão apreende a formação de líquido na região da articulação do joelho. Essa condição também é conhecida como “água no joelho” entre os atletas. Isso acontece como resultado de inflamação nas articulações, músculos e tecidos moles. Dr. Mirkin recomenda encobrir a área afetada com um curativo elástico. É necessária uma quantidade certa de compressão para diminuir o inchaço e a abrasão.

4) E-Elevação

Finalmente, quando terminar de relaxar, congelar e pressionar a área afetada, descanse com os pés elevados acima do coração. Levantar a perna machucada permitirá que o sangue circule adequadamente. Coloque a perna machucada em uma pilha de travesseiros enquanto dorme. Verifique se o ângulo de elevação é de aproximadamente 30 a 40 graus.

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Os melhores exercícios para joelho hiperestendido

1) Aumentos de perna reta: Para realizar este exercício, você pode deitar-se ou ficar sentado com as pernas esticadas. Levante a perna machucada, segure-a por 5 segundos e depois abaixe-a. Execute de 3 a 5 séries com 0 a 15 repetições em cada série.

2) Wall senta-se: Coloque a cabeça, as costas e as nádegas na parede. Abaixe toda a parte superior do corpo com os pés afastados na largura dos ombros e os joelhos dobrados em um ângulo de 45 graus. Execute 10 séries por dia com 1 repetição em cada série.

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3) Alongamento dos isquiotibiais: Juntamente com as articulações dos joelhos, é essencial alongar e fortalecer os músculos dos isquiotibiais. Isquiotibiais estão localizados na parte de trás da coxa. Para realizar um alongamento fácil dos isquiotibiais, dobre o joelho não operatório, coloque a perna lesionada para frente, levante a parte superior do corpo e empurre as nádegas. Mantenha o alongamento por 5 segundos e volte à sua posição original. Execute 5 séries com 8 a 10 repetições em cada série.

Conclusão

Um joelho hiperextendido pode levar de duas a oito semanas para recuperação – dependendo da extensão da lesão. Durante o período de recuperação, recomenda-se cuidar da lesão com a técnica RICE e também realizar os exercícios mencionados neste post. Se a condição não melhorar em uma semana (ou a dor piorar), consulte imediatamente um fisioterapeuta.



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