10 maneiras de lidar com o estresse pandêmico e sobrecarregar

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A pandemia está causando um efeito considerável em muitas pessoas de diferentes maneiras, seja física, financeira ou emocionalmente. A situação empilha estresse e preocupação em cima de dificuldades e desafios pré-existentes em nossas vidas, e não ser capaz de escapar das notícias angustiantes e do medo da incerteza pode ser um ponto de inflexão perigoso.

Aqui estão 10 maneiras de dar um passo atrás e gerenciar a sobrecarga:

Nutrir suas conexões

A necessidade de conexões faz parte da condição humana e o aumento do estresse em momentos como esse precisa de uma saída. Embora possa ser difícil ver as pessoas cara a cara, a tecnologia pode aproximá-lo de amigos e familiares. Converse sobre o clima ou tenha uma conversa profunda e significativa, com o que você se sentir confortável. Se você não tem pessoas em sua vida off-line, não esqueça que os relacionamentos e conhecidos on-line também contam. Mantenha contato com telefonemas, WhatsApp e chats por vídeo ou entre em contato com outros grupos e fóruns do Facebook. Se você precisar de ajuda profissional, procure-a, pois não deve sentir que precisa fazer isso sozinho.

Declutter Your Mind

Existem algumas coisas que você pode tentar quando se trata de limpar a cabeça e organizar a mente. O exercício pode aumentar as endorfinas e fazer você se sentir mentalmente revigorado, e as técnicas de respiração podem ser calmantes e energizantes. Yoga, meditação e atenção plena são populares por uma razão, porque podem fornecer uma série de benefícios à saúde mental e física. Você pode seguir seu próprio ritmo ou usar livros, aplicativos e tutoriais on-line de auto-ajuda para guiá-lo. O que é ótimo também é que você pode fazer uma sessão longa ou curta com a regularidade ou não da maneira que desejar, o que for mais adequado ao seu estilo de vida. A atenção plena é algo que você pode construir gradualmente na vida cotidiana; portanto, apenas alguns momentos aqui e ali se somam. Desacelere e deixe seus pensamentos vagar livremente sem julgamento. Traga-se para o presente e concentre-se no agora, apreciando as pequenas coisas e gradualmente deixando de lado as coisas que você não pode controlar enquanto sente a tensão diminuindo do seu corpo.

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Faça sua voz ouvir

Eu não estou falando de uma corrida ou suando no elíptico. Com tantas decisões em nossas mãos, especialmente no que diz respeito a desenvolvimentos e restrições ao coronavírus, podemos começar a nos sentir impotentes. O mesmo vale para outras questões no mundo, como racismo, tumultos e violência criminal. A falta de controle e desamparo pode causar uma série de emoções, com a gente ficando cada vez mais preocupada, com raiva, frustrada e assim por diante. Se você é apaixonado por alguma coisa, envolva-se de alguma maneira, por menor que seja, para se dar esse sentimento de conquista e inclusão. Faça sua voz ser ouvida escrevendo para o seu MP local, twittando ou assinando petições online.

Deal In Distractions

Se você estiver se sentindo sobrecarregado, poderá achar distrações surpreendentemente benéficas. Para aqueles com dor ou doença crônica, as distrações podem fazer parte de uma rotina para proporcionar um pouco de descanso ao longo dos dias. Tente colocar a situação e seus pensamentos de lado, desligue-se e perca-se em algo que você goste, ou pelo menos em algo que possa envolvê-lo, seja por algumas horas ou dez minutos. Pode ser uma série de TV, jardinagem, quebra-cabeças e palavras cruzadas ou qualquer outra coisa que permita recalibrar por um curto período de tempo.

Voltar e desligar

É importante manter-se atualizado sobre os acontecimentos do mundo, especialmente em torno das diretrizes sempre em evolução do governo de coronavírus, mas chega um momento em que a ajuda se torna estressante e prejudicial à saúde. Se tudo está ficando um pouco esmagador com o bombardeio contínuo de notícias, estatísticas e opiniões, reduza o número de notícias e limite o tempo nas mídias sociais, estabelecendo limites para os dois, se necessário.

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Abra espaço para sorrisos

O que faz você sorrir e traz uma sensação de alegria? Que coisas você gosta de fazer? Certifique-se de escrever a tempo para essas coisas. Se você precisar de sugestões rápidas, procure memes, fotos fofas, piadas ou vídeos engraçados online. Um sorriso genuíno e alguma terapia do riso não têm preço quando se trata de aliviar a tensão.

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Seja proativo em seus esforços contra vírus

Embora você não possa controlar como os outros se comportam ou o que o governo decide em seus briefings, você pode ser proativo em seus próprios esforços quando se trata de proteger você e sua família. Todos nós participamos da luta para conter o coronavírus. Seja proativo na criação de rotinas de limpeza em casa e se você sair. Verifique se você possui todos os produtos necessários para a limpeza doméstica, bem como para a higiene e proteção pessoal, como lavagens das mãos, sprays antibacterianos, máscaras faciais e géis desinfetantes. Não podemos garantir 100% de proteção contra o vírus para nós e nossas famílias, apenas viver em uma bolha no espaço provavelmente garantiria isso, para que possamos fazer o melhor possível. Fazer proativamente tudo o que você puder razoavelmente pode ajudá-lo a se sentir um pouco mais no controle e confiante durante esses momentos de incerteza.

Invista no seu ambiente

Em conjunto com a retomada de algum controle com os problemas pelos quais você é apaixonado e é proativo com a proteção contra vírus, convém pensar nas mudanças que você pode fazer no seu ambiente. O ditado “uma casa arrumada, uma mente arrumada” guarda alguma verdade para muitos de nós, e questões relacionadas à limpeza durante a pandemia também podem ser desencadeantes para os portadores de TOC. Tente investir tempo para garantir que seu ambiente doméstico seja arrumado, acolhedor, acolhedor e confortável. O processo de limpeza e organização pode ser terapêutico e o resultado final deve ser uma sensação de conquista. Tente continuar cuidando da sua casa para não acabar com as tarefas que se acumulam e se tornam incontroláveis, causando mais estresse.

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Priorizar o autocuidado

O autocuidado geralmente cai em nossa lista de prioridades quando mais precisamos dela. Pense nos aspectos menores, mais superficiais e nos elementos maiores e mais significativos do autocuidado. Todos eles aumentam quando se mostra que você é importante e que vale a pena. Garanta que suas necessidades básicas sejam atendidas e se entregue um pouco. Nutra seu corpo com boa comida, tire um tempo para mim, faça as coisas que você gosta, hidrate, cuide de sua higiene dental, faça alguns mimos. Diga “não” e seja assertivo quando necessário, defenda-se, peça ajuda e chute essa voz crítica interna para o meio-fio.

Encontrar consolo na natureza

O ar livre bonito pode refrescar, acalmar, rejuvenescer e energizar, com uma série de benefícios para a nossa saúde mental. Isso pode não ser tão fácil durante a pandemia; portanto, saia apenas se puder e for seguro, de preferência se você tiver um jardim onde possa desfrutar do ar fresco. Desacelere e encontre alegria nas flores, na grama, nos pássaros e nos insetos. Conecte-se ao ambiente natural e deixe-o aterrar quando começar a perceber que faz parte de algo maior. Passar um tempo com um animal de estimação também pode ser animador, diminuindo um pouco a tensão e aumentando a sensação de conexão.

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O impacto na saúde mental da incerteza, medo e estresse no mundo em geral não deve ser subestimado. Tente tomar medidas para reduzir o estresse, alcançar e dar-se tempo para respirar.

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Caso

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Sou Caz – Blogger, escritor, ativista, bebedor de chá e pensador demais. Eu vivo com um estoma e com doenças invisíveis, incluindo doenças do tecido conjuntivo, anemia perniciosa, osteopenia e fibromialgia, tornando-me apaixonado por aumentar a conscientização e a compreensão das condições físicas e mentais. Prazer em conhecê-lo! Eu corro o blog InvisiblyMe: https://invisiblyme.com



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